Boletim de Serviço Eletrônico em 08/04/2022

Timbre

resolução Enap Nº 7, DE 8 DE ABRIL DE 2022

 

Aprova o Plano de Dados Abertos (PDA) 2022-2024 da Fundação Escola Nacional de Administração Pública - Enap.

 

O COMITÊ DE GOVERNANÇA DIGITAL DA FUNDAÇÃO ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP, no uso das atribuições que lhe confere a Portaria Enap nº 556, de 19 de setembro de 2019, e tendo em vista o disposto na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, no Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, na Resolução CGINDA nº 3, de 13 de outubro de 2017, conforme deliberação ocorrida em 04 de abril de 2022, e o constante dos autos do processo n° 04600.000708/2021-95, resolve:

 

Art. 1º  Aprovar o Plano de Dados Abertos (PDA) 2022-2024 da Fundação Escola Nacional de Administração Pública - Enap, nos termos do Anexo desta Resolução, com vigência de dois anos, contados da data de publicação.

 

Art. 2º  A íntegra do Plano de Dados Abertos será publicada no sítio eletrônico institucional da Enap.

 

Art. 3º  Esta Resolução entra em vigor em 18 de abril de 2022. 


 

BRUNA SILVA DOS SANTOS

Presidente Substituta

 

ANEXO

PLANO DE DADOS ABERTOS DA ENAP

APRESENTAÇÃO

O Plano de Dados Abertos (PDA) é o documento orientador que operacionaliza a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal. Ela é formada por uma série de normativos (como o Decreto nº 8.777, de 2016, o Decreto nº 9.903, de 2019 e a Resolução CGINDA nº 3, de 2017) e possui, entre outros, os seguintes objetivos: promover a publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos e entidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional sob a forma de dados abertos; aprimorar a cultura de transparência pública; e franquear aos cidadãos o acesso, de forma aberta, aos dados produzidos ou acumulados pelo Poder Executivo Federal.

O presente PDA da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) terá vigência de dois anos, abril de 2022 até abril de 2024, a contar de sua publicação, e corresponde ao conjunto de ações de implementação e abertura de dados no âmbito da entidade, mediante a verificação de padrões de qualidade, de modo a organizar e padronizar os processos de publicação de dados abertos da Enap, resultando em maior disponibilidade, acesso, qualidade e ampla reutilização dos dados abertos pelas partes interessadas, tanto na sociedade e quanto na própria Administração Pública Federal (APF).

O documento foi construído de forma participativa, com envolvimento das unidades administrativas que integram a Enap. Para subsidiar a construção do Plano, foi realizada uma consulta pública, com disponibilização de minuta, por intermédio do portal da Escola, visando coletar sugestões da sociedade. Para a priorização dos conjuntos de dados que serão disponibilizados, foram considerados o grau de relevância das informações para o cidadão, os compromissos assumidos pela Escola no PDA anterior, além dos conjuntos de dados já disponibilizados anteriormente.

Para seguir os princípios da publicidade e transparência, os dados abertos constantes no Plano, além de eventuais atualizações ou publicações de novos dados, serão divulgados à sociedade por meio de publicação no Portal Brasileiro de Dados Abertos (www.dados.gov.br) e no sítio eletrônico da Enap em: https://www.enap.gov.br/pt/acesso-a-informacao/dados-abertos.

Este Plano de Dados Abertos prevê, no seu Plano de Ação, a matriz de responsabilidades, a periodicidade e os responsáveis pela atualização constante das bases de dados, além de prever os canais de comunicação e as formas de interação com a sociedade, bem como os prazos,a matriz de governança e a obediência às metodologias e padrões para a correta catalogação e publicação dos dados a serem disponibilizados.

Na divulgação de dados protegidos por direitos autorais pertencentes a terceiros, fica a Enap obrigada a indicar o seu detentor e as condições de utilização por ele autorizadas.

 

I - INTRODUÇÃO

Este documento tem como objetivo instituir o Plano de Dados Abertos (PDA) da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O Plano estabelece as ações para a implementação e promoção de abertura de dados que estão sob a guarda da Enap e observa os princípios e diretrizes do arcabouço legal que regem a APF. Ademais, o Manual de Elaboração de Planos de Dados Abertos, elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU), será usado como instrumento de orientação para este documento. Os principais normativos seguidos são:

 

II - CENÁRIO INSTITUCIONAL

A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), instituída na forma da Lei nº 6.871, de 3 de dezembro de 1980, e com denominação estabelecida pela Lei nº 8.140, de 28 de dezembro de 1990, possui entre suas atividades, constantes no Decreto nº 10.369, de 22 de maio de 2020, a de apoiar, promover e executar ações de inovação destinadas à modernização e à desburocratização da gestão pública.

Fundação vinculada ao Ministério da Economia, a Enap tem relevante papel na capacitação tanto de servidores quanto de cidadãos em geral, além de fomentar a aplicação de inovações tecnológicas na APF, buscando alcançar resultados e servir à sociedade. Este PDA está em consonância com os objetivos estratégicos (OE) do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações (PDTIC), especificamente: 1) OE6 - Gerir a informação e o conhecimento de forma estratégica; 2) OE7 - Comunicar aos diversos públicos, com as melhores estratégias e ferramentas, quem somos e o que fazemos, potencializando o alcance de nossas ações. Além disso, este documento está alinhado ao Mapa Estratégico da Enap para o triênio 2019-2022, mais precisamente no itens: 1) Produzir, fomentar e disseminar conhecimentos e pesquisas aplicadas ao setor público; 2) Conectar pessoas, ideias e organizações locais, nacionais e internacionais, fortalecendo redes e parcerias.

 

 III - OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Viabilizar ações para a abertura de dados pela Enap, em sintonia com os princípios da publicidade, transparência e eficiência. Tais ações geram aumento da disseminação de dados e informações para a sociedade e entre órgãos governamentais, bem como buscam a melhoria da qualidade dos dados disponibilizados, de forma a dar maior suporte à tomada de decisão pelos gestores públicos e à participação social na gestão pública.

 

Objetivos Específicos:

 

IV - CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO DO PLANO DE DADOS ABERTOS

Ressalta-se que o processo de abertura de dados institucionais é uma ação que envolve diversos departamentos: alta gestão, área de gestão das informações, áreas de negócio, entre outras. É necessário que essas diversas áreas mantenham interação mútua, de forma que o processo reflita a realidade da Enap.

A abertura dos dados será feita conforme as seguintes ações:

 

V - DADOS SELECIONADOS PARA ABERTURA

Critérios para priorização da abertura de bases de dados

A Enap adotou critérios para definição e priorização dos dados que devem ser abertos, garantindo, assim, os princípios da publicidade e da transparência na APF. Além disso, serão publicados os dados encontrados em sistemas legados da Escola Nacional de Administração Fazendária (Esaf), que foi incorporada à Enap em 2019.

A escolha das bases de dados a serem abertas é feita em função de seu potencial em termos de interesse público e observa os seguintes itens:

Nome da Base de Dados

Descrição (objetivo)

Unidade Responsável

Periodicidade de atualização no Portal Dados Abertos

Disponível em dados.gov.br?

Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Lista os Termos de Execução Descentralizados firmados com a Enap.

ASREL, GNOVA e DDPRO

Semestral

Sim

Memorandos de Entendimentos (MoUs)

Lista dos MoUs (acordos realizados entre a Enap e instituições parceiras).

ASREL

Semestral

Não

Projetos de Cooperação Técnica junto a Organismos Internacionais (Prodocs)

Lista dos Projetos de Cooperação Técnica (atos decorrentes de acordos firmados entre a Enap e organismos internacionais cooperantes)

ASREL

Semestral

Não

Ocupação das GAEGs

Contempla os dados cadastrais de servidores públicos efetivos ativos do Poder Executivo Federal Civil em exercício na Enap que recebem Gratificação Temporária de Atividade em Escola de Governo - GAEG (Lei 11.907, de 2009), como nome, CPF, tipo de vínculo e nível.

DGI

Mensal

Sim

Relação de servidores e terceirizados

Relação de servidores e terceirizados que atuam na Enap.

DGI

Bimestral

Sim

TEDs realizados

Lista os Termos de Execução Descentralizados firmados com a Enap.

DGI

Trimestral

Sim.

Contratos

Relação de contratos firmados pela Enap

DGI e GABIN

Trimestral

Sim

Servidores em abono de permanência

Lista dos servidores em abono de permanência (reembolso da contribuição previdenciária devido ao funcionário público que esteja em condição de aposentar-se, mas que optou por continuar em atividade)

DGI

Trimestral

Não

Pesquisas realizadas pela Enap

Informações sobre as pesquisas realizadas pelos bolsistas da Enap e servidores.

GNOVA e DAE

Anual

Sim

Revista do Serviço Público

Lista as informações dos artigos publicados pela revista.

GNOVA e DAE

Anual

Sim

Concurso Inovação

Lista as informações das iniciativas premiadas pelo Concurso Inovação.

GNOVA

Anual

Sim

Concursos de monografia ou boas práticas/iniciativas

Edital e trabalhos premiados disponíveis no Repositório da Enap.

GNOVA

Anual

Sim

Trabalhos de Conclusão de Curso

Lista todos os trabalhos de conclusão dos cursos de especialização e mestrado.

GNOVA, DEX e DAE

Anual

Sim

Casoteca

Acervo virtual de casos de ensino com foco na administração pública.

GNOVA

Anual

Sim

Legislação da Enap

Lista as informações da legislação e dos atos normativos referentes à Enap.

GNOVA

Anual

Sim

Publicações Enap

Lista as informações das obras publicadas pela Enap

GNOVA

Anual

Sim

Acervo da Biblioteca

Lista as informações das obras que compõem o acervo da Biblioteca Graciliano Ramos.

GNOVA

Anual

Sim

Desafios de inovação aberta

Edital e material de apoio dos Desafios. 

GNOVA

Anual

Não

Dissertações de mestrado e projetos de intervenção disponíveis

Relação das dissertações de mestrado produzidas pela Enap e disponíveis no Repositório da Escola.

GNOVA E DAE

Semestral

Não

Edital de processo seletivo para ingresso em curso de pós-graduação lato sensu

Lista dos editais dos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos atualmente pela Enap.

DEX

Anual

Não

Relação de matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu

Divulgação dos candidatos que foram efetivamente matriculados nos cursos de pós-graduação oferecidos pela Enap

DEX

Anual

Não

Boletim Em Alta (repositório)

Lista de boletins Em Alta (produto de curadoria de conteúdos exclusivos produzida pela Coordenação-Geral de Capacitação de Altos Executivos da Enap).

DEX

Semestral

Não

Dados sobre os cursos e eventos de Educação Executiva

Dados acerca dos cursos de Educação Executiva (cursos ofertados pela Escola, para a formação de habilidades nas várias áreas de conhecimento).

DEX e DDPRO

Semestral

Não

Resultados de processos seletivos para programas formato Bootcamp

Listagem de resultado dos programas formato Bootcamp em andamento (programa de treinamento técnico imersivo e intensivo, que ensina as habilidades de programação mais relevantes para profissionais dos setores público e privado).

DEX

Semestral

Não

Contratos de docência - Inexigibilidade, GECC e valores

Lista de contratações de profissionais, por GECC e Inexigibilidade, que atuam como docentes dos cursos oferecidos pela Escola.

DGI

Semestral

Não

Processos seletivos de consultoria de organismos internacionais

Lista dos processos seletivos de consultoria de organismos internacionais que são realizados pela Enap. O detalhamento dos processos seletivos pode ser encontrado nos editais publicados no sítio da Escola.

ASREL

Anual

Não

Bolsistas

Dados acerca dos bolsistas selecionados pela Enap.

DAE

Bimestral

Sim

Dados sobre cursos e participantes na plataforma da Escola Virtual de Governo (EV.G)

 Dados sobre cursos e participantes dos cursos ofertados na E.VG.

DDPRO

Bimestral

 

Sim

Inscrições realizadas nos Moodles da antiga Esaf.

Relação de inscritos e cursos das plataformas de ensino à distância oriundas da Esaf.

DGI

Não se aplica

Não

Concursos realizados no Siscon da antiga Esaf.

Dados sobre os concursos que foram realizados dentro do Sistema de Concursos (Siscon) da Esaf.

DGI

Não se aplica

Não

Cursos presenciais realizados pela antiga Esaf.

Dados sobre os cursos realizados presencialmente na antiga sede da Esaf.

DGI

Não se aplica

Não

 

VI - PROCESSO DE CATALOGAÇÃO

O processo de catalogação será realizado diretamente pelas áreas responsáveis pelos dados, com o auxílio da  Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI). Para isso, cada área definirá os responsáveis por essa atividade (pontos focais de cada unidade) e,  os servidores indicados, participarão de capacitações e utilizarão o Manual de Catalogação para realizar o cadastro, a manutenção e a revisão dos conjuntos de dados. A CGTI será a unidade responsável pelo cadastro dos mantenedores dos metadados no portal.

Além de observar os critérios mencionados anteriormente neste PDA, o processo de abertura dos conjuntos de dados deve considerar as seguintes premissas:

 

Relação e priorização das bases de dados

Nesta etapa, são elencadas as bases de dados levantadas pela Enap que já estão abertas e disponibilizadas, além das novas bases a serem abertas e catalogadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos, bem como seu critério de priorização, seguindo os requisitos estabelecidos na Resolução do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos descritos nº 3, de 13 de outubro de 2017.

Os números seguem a seguinte classificação: 0 - não se aplica ; 1 - baixa; 2 - média; 3 - alta.

Nome da Base de Dados

Grau de relevância para o cidadão (consulta pública)

(Resolução nº 03 CGNDA, Art. 1º parágrafo 1º)

Mais solicitados em transparência passiva desde a LAI (Resolução nº03 CGINDA, Art.1º, VIII)

Estímulo ao controle social (Resolução nº03 CGINDA, Art.1º, II)

Possui obrigatoriedade legal/compromisso assumido de disponibilização daquele dado (Resolução nº03 CGINDA, Art.1º, III)

Refere-se a projetos estratégicos do governo (Resolução nº03 CGINDA, Art.1º, IV)

Demostra resultados diretos e efetivos dos serviços públicos (Resolução nº03 CGINDA, Art.1º, V)

Capacidade de fomento ao desenvolvimento sustentável (Resolução nº03 CGINDA, Art.1º, VI)

Possibilidade de fomento a novos negócios na sociedade (Resolução nº03 CGINDA, Art.1º, VII)

Alinhamento perante o Planejamento Estratégico

Refere-se a um sistema estruturante e/ou utilizado por vários órgãos

 

PESO DO CRITÉRIO

5

4

4

2

3

5

3

4

2

4

 

AVALIADOR

Consulta Pública

Autoridade de monitoramento

Ponto focal da área

Autoridade de monitoramento

Ponto focal da área

Ponto focal da área

Ponto focal da área

Ponto focal da área

Ponto focal da área

Ponto focal da área

TOTAL

Projetos de Cooperação Técnica junto a Organismos Internacionais (Prodocs)

2

1

3

3

2

3

2

1

3

3

23

Desafios de inovação aberta do gov.br/desafios

2

3

2

3

2

2

1

3

3

0

21

Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

2

1

3

3

1

3

2

1

3

1

20

TEDs realizados

2

2

2

3

3

3

1

0

3

0

19

Memorandos de Entendimentos (MoUs)

2

1

3

3

1

1

2

1

3

1

18

Concurso Inovação, iniciativas disponíveis no Repositório

2

3

2

3

1

3

1

0

3

0

18

Edital de processo seletivo para ingresso em curso de pós-graduação lato sensu

2

3

2

3

2

0

0

1

3

2

18

Contratos de docência - Inexigibilidade, GECC e valores

3

3

2

3

1

1

1

1

2

1

18

Contratos firmados

2

3

2

0

3

3

1

0

3

0

17

Dados sobre os cursos e eventos de Educação Executiva

3

3

2

0

1

2

2

1

2

1

17

Resultados de processos seletivos para programas formato Bootcamp

3

3

2

3

2

0

0

1

3

0

17

Ocupação das GAEGs

3

3

3

3

1

1

0

0

1

1

16

Pesquisas realizadas pela Enap disponíveis no Repositório

2

3

2

0

2

3

1

0

3

0

16

Legislação da Enap, disponível no Repositório

2

1

2

3

1

2

1

1

3

0

16

Processos seletivos de consultoria de organismos internacionais

3

1

2

3

1

1

1

1

2

1

16

Bolsistas

3

1

3

3

1

1

1

1

1

1

16

Dados sobre cursos e participantes na plataforma da Escola Virtual de Governo (EV.G)

2

3

1

0

1

1

1

1

3

3

16

Concursos de monografia ou boas práticas/iniciativas disponíveis no Repositório

2

2

2

3

0

1

1

1

3

0

15

Publicações Enap disponíveis no Repositório

2

1

2

0

2

3

1

1

3

0

15

Relação de servidores e terceirizados

3

3

2

3

0

1

0

0

1

0

13

Trabalhos de Conclusão de Curso disponíveis no Repositório

2

2

2

0

0

1

2

1

3

0

13

Dissertações de mestrado e projetos de intervenção disponíveis no Repositório

2

1

2

0

0

1

2

1

3

0

12

Servidores em abono de permanência

2

1

3

3

1

1

0

0

0

0

11

Boletim Em Alta (repositório)

2

0

1

0

1

1

2

1

1

1

10

Revista do Serviço Público disponíveis no Repositório

2

0

2

0

0

1

1

0

3

0

9

Relação de matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu

2

2

2

0

1

0

0

1

1

0

9

Acervo da Biblioteca disponível no sistema de gestão da biblioteca - Koha

2

1

1

0

0

0

2

1

1

0

8

Casoteca, casos disponíveis no Repositório

2

1

1

0

0

0

1

0

1

0

6

 

VII. SUSTENTAÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE

Sustentação 

A responsabilidade sobre a qualidade, a completude e a atualidade dos metadados deve ser sempre da área finalística respectiva.  À CGTI caberá o suporte tecnológico para a publicação e sustentação dos dados. À autoridade designada pelo art. 40 da Lei de Acesso à Informação, de 18 de novembro 2011, caberá, com o suporte da CGTI, as seguintes atividades:

 

Governança

De acordo com § 4º do art. 5º do Decreto n° 8.777/2016, a autoridade designada nos termos do art. 40 da Lei nº 12.527, de 18 de novembro 2011, será responsável por assegurar a publicação e a atualização do Plano de Dados Abertos, e exercerá as seguintes atribuições:

O Conselho Diretor definirá diretrizes sobre a publicação dos dados oficiais. As unidades administrativas, por intermédio dos seus pontos focais, são os curadores dos dados mantidos nos sistemas informacionais de sua responsabilidade, e devem, inclusive, primar pela excelência na qualidade dos respectivos metadados. A CGTI será responsável pelo fornecimento da infraestrutura e dos demais recursos tecnológicos para garantir a continuidade da disponibilização dos dados, o desenvolvimento de novas soluções de abertura e a melhoria dos dados.

 

Monitoramento e Controle

O monitoramento e o controle das ações descritas no Plano de Dados Abertos serão de responsabilidade da autoridade designada pelo art. 40 da Lei de Acesso à Informação, conforme Decreto 8.777/2016, com atualização de suas metas, prazos, indicadores e produtos. Além disso, anualmente será publicado pela referida autoridade um relatório sobre o cumprimento do Plano de Dados Abertos, com recomendações sobre as medidas indispensáveis à implementação e ao aperfeiçoamento da Política de Dados Abertos, que deverá ser encaminhado ao Comitê de Governança Digital (CGD) para apreciação, com a finalidade de alinhar e atualizar as metas, prazos, indicadores e produtos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC). Este PDA terá a vigência de dois anos, a contar da data de sua aprovação e publicação no site da Enap. De acordo com o Decreto nº 10.332, de 28 de Abril de 2020, o PDA deverá ser aprovado e instituído pelo Comitê de Governança Digital da Enap e publicado em transparência ativa, na seção “Acesso à Informação” do sítio eletrônico da Escola.

 

Melhoria da Qualidade dos Dados 

O PDA da Enap segue os princípios e as diretrizes da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, instituída pelo Decreto nº 8.777, de 11 de março de 2016. Com efeito, o referido instrumento procura disponibilizar os dados considerados relevantes para a sociedade, o mais rápido possível, no formato disponível, com a qualidade de conteúdo que os dados apresentarem. Gradativamente, o Plano deverá contemplar ações de aprimoramento que garantam melhores formatos e maior qualidade das informações em dados abertos, tendo como referência o modelo de maturidade de dados abertos da INDA.

 

Comunicação e Participação Social

A institucionalização do Plano de Dados Abertos, sua governança e revisões serão comunicadas a toda a Escola e à sociedade, por meio das páginas da Enap, isto é, na intranet e na internet, de modo a disseminar a cultura da transparência e solidificar a publicação de dados na rotina da Escola. Da mesma forma, a divulgação da atualização ou a inserção de novos dados será feita externa e internamente por meio de ações específicas de comunicação apoiadas pela Assessoria de Comunicação (Ascom). Os materiais de divulgação deverão levar em conta os interesses de diferentes segmentos de público: servidores do órgão, gestores públicos, produtores e usuários dos dados, academia, imprensa, sociedade organizada e cidadão comum. Ressalta-se que, para fins de comunicação, o principal objetivo deste Plano é dar publicidade às ações do Poder Público e estabelecer canais de participação. O cidadão pode usar os canais de comunicação da Enap para informar sobre problemas técnicos ou inconsistências encontradas nos dados publicados. O que for apurado será encaminhado à área responsável para resposta e providências cabíveis. Os usuários também podem fazer sugestões para o aperfeiçoamento do PDA. Para fomentar a participação social e, em observância aos princípios da transparência e da publicidade, são utilizadas as seguintes ferramentas:

 

VIII - PLANO DE AÇÃO

Cronograma de elaboração e sustentação do PDA

Atividade

Unidade

Prazo

Definição dos pontos focais das áreas

Áreas responsáveis, autoridade designada e CGTI

março/2021

Levantamento do conjunto de dados candidato à abertura

Áreas responsáveis, autoridade designada e CGTI

abril/2021

Revisão e validação dos conjuntos de dados

Áreas responsáveis, autoridade designada e CGTI

maio/2021

Consolidação da matriz de responsabilidades

Áreas responsáveis, autoridade designada e CGTI

setembro/2021

Realização de consulta pública

CGTI e Ascom.

junho/2021

Priorização e seleção dos dados que serão abertos

Áreas responsáveis, autoridade designada e CGTI

julho/2021

Elaboração da minuta do PDA

Autoridade designada e CGTI

outubro/2021

Validação da minuta do PDA

Áreas responsáveis, Autoridade designada e CGTI

outubro/2021

Publicação do Plano de Dados Abertos

Comitê de Governança Digital

abril/2022

Catalogação dos dados e metadados no Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br)

Áreas responsáveis e CGTI

julho/2022

Verificação, para efeitos de publicação, se os dados enviados para publicação estão de acordo com os padrões da INDA; 2. Contatar o responsável pelos dados, caso se verifique que algum dos arquivos catalogados se tornou indisponível; 3. Coordenação do processo de catalogação.

Áreas responsáveis, Autoridade designada e CGTI

Durante a vigência do PDA

Acompanhamento do PDA, bem como atualização de suas metas, prazos, indicadores e produtos, que verificará o alinhamento ao PDTIC.

CGTI

Durante a vigência do PDA

 

Acompanhar o cumprimento do PDA, inclusive com a apresentação de relatórios periódicos, conforme disposto no § 4º do Art. 5º do Decreto do nº 8.777/2016.

Autoridade designada

Durante a vigência do PDA

 

Cronograma de abertura das bases

Abaixo, há a relação do prazo para que as bases sejam abertas. Ressalta-se que algumas delas já estão no Portal Brasileiro de Dados Abertos, tendo suas características validadas pelas áreas finalísticas da Enap. As bases serão abertas em dois momentos, de acordo com a ordem de prioridade identificada na Matriz de Priorização.

Nome da base de dados

Descrição

Unidade Responsável

E-mail da Unidade

Frequência de atualização

Prazo de abertura

Memorandos de Entendimentos (MoUs)

Lista dos MoUs (acordos realizados entre a Enap e instituições parceiras).

ASREL

internacional@enap.gov.br

Semestral

maio/2022

Projetos de Cooperação Técnica junto a Organismos Internacionais (Prodocs)

Lista dos Projetos de Cooperação Técnica (atos decorrentes de acordos firmados entre a Enap e organismos internacionais cooperantes)

ASREL

internacional@enap.gov.br

Semestral

maio/2022

Desafios de inovação aberta

Edital e material de apoio dos Desafios. 

GNOVA

gnova@enap.gov.br

Anual

maio/2022

Edital de processo seletivo para ingresso em curso de pós-graduação lato sensu

Lista dos editais dos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos atualmente pela Enap.

DEX

educacaoexecutiva@enap.gov.br

Anual

maio/2022

Dados sobre os cursos e eventos de Educação Executiva

Dados acerca dos cursos de Educação Executiva (cursos ofertados pela Escola, para a formação de habilidades nas várias áreas de conhecimento).

DEX e DDPRO

educacaoexecutiva@enap.gov.br

Semestral

maio/2022

Resultados de processos seletivos para programas formato Bootcamp

Listagem de resultado dos programas formato Bootcamp em andamento (programa de treinamento técnico imersivo e intensivo, que ensina as habilidades de programação mais relevantes para profissionais dos setores público e privado).

DEX

educacaoexecutiva@enap.gov.br

Semestral

maio/2022

Contratos de docência - Inexigibilidade, GECC e valores

Lista de contratações de profissionais, por GECC e Inexigibilidade, que atuam como docentes dos cursos oferecidos pela Escola.

DGI

educacaoexecutiva@enap.gov.br

Semestral

maio/2022

Servidores em abono de permanência

Lista dos servidores em abono de permanência (reembolso da contribuição previdenciária devido ao funcionário público que esteja em condição de aposentar-se, mas que optou por continuar em atividade)

DGI

dgi@enap.gov.br

Trimestral

julho/2022

Dissertações de mestrado e projetos de intervenção disponíveis

Relação das dissertações de mestrado produzidas pela Enap e disponíveis no Repositório da Escola.

GNOVA e DAE

gnova@enap.gov.br

Semestral

julho/2022

Relação de matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu

Divulgação dos candidatos que foram efetivamente matriculados nos cursos de pós-graduação oferecidos pela Enap

DEX

educacaoexecutiva@enap.gov.br

Anual

julho/2022

Boletim Em Alta (repositório)

Lista de boletins Em Alta (produto de curadoria de conteúdos exclusivos produzida pela Coordenação-Geral de Capacitação de Altos Executivos da Enap).

DEX

educacaoexecutiva@enap.gov.br

Semestral

julho/2022

Processos seletivos de consultoria de organismos internacionais

Lista dos processos seletivos de consultoria de organismos internacionais que são realizados pela Enap. O detalhamento dos processos seletivos pode ser encontrado nos editais publicados no sítio da Escola.

ASREL

educacaoexecutiva@enap.gov.br

Anual

julho/2022

Inscrições realizadas nos Moodles da antiga Esaf.

Relação de inscritos e cursos das plataformas de ensino à distância oriundas da Esaf.

DGI

dgi@enap.gov.br

Não se aplica

julho/2022

Concursos realizados no Siscon da antiga Esaf.

Dados sobre os concursos que foram realizados dentro do Sistema de Concursos (Siscon) da Esaf.

DGI

dgi@enap.gov.br

Não se aplica

julho/2022

Cursos presenciais realizados pela antiga Esaf.

Dados sobre os cursos realizados presencialmente na antiga Esaf.

DGI

dgi@enap.gov.br

Não se aplica

julho/2022

Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Lista os Termos de Execução Descentralizados firmados com a Enap.

ASREL, GNOVA e DDPRO

gnova@enap.gov.br

Semestral

Já disponível no Portal de Dados Abertos

Ocupação das GAEGs

Contempla os dados cadastrais de servidores públicos efetivos ativos do Poder Executivo Federal Civil em exercício na Enap que recebem Gratificação Temporária de Atividade em Escola de Governo - GAEG (Lei 11.907, de 2009), como nome, CPF, tipo de vínculo e nível.

DGI

dgi@enap.gov.br

Mensal

Já disponível no Portal de Dados Abertos

Relação de Servidores e Terceirizados

Relação de servidores e terceirizados que atuam na Enap.

DGI

dgi@enap.gov.br

Bimestral

Já disponível no Portal de Dados Abertos

TEDs realizados

Lista os Termos de Execução Descentralizados firmados com a Enap.

DGI

dgi@enap.gov.br

Trimestral

Já disponível no Portal de Dados Abertos

Contratos firmados

Relação de contratos firmados pela Enap

DGI e GABIN

dgi@enap.gov.br

Trimestral

Já disponível no Portal de Dados Abertos

Pesquisas realizadas pela Enap

Informações sobre as pesquisas realizadas pelos bolsistas da Enap e servidores.

GNOVA e DAE

gnova@enap.gov.br

Anual

Já disponível no Portal de Dados Abertos

Revista do Serviço Público

Lista as informações dos artigos publicados pela revista.

GNOVA e DAE

gnova@enap.gov.br

Anual

Já disponível no Portal de Dados Abertos

Concurso Inovação

Lista as informações das iniciativas premiadas pelo Concurso Inovação.

GNOVA

gnova@enap.gov.br

Anual

Já disponível no Portal de Dados Abertos

Concursos de monografia ou boas práticas/iniciativas

Edital e trabalhos premiados disponíveis no Repositório da Enap.

GNOVA

gnova@enap.gov.br

Anual

Já disponível no Portal de Dados Abertos

Trabalhos de Conclusão de Curso

Lista todos os trabalhos de conclusão dos cursos de especialização e mestrado.

GNOVA, DEX e DAE

gnova@enap.gov.br

Anual

Já disponível no Portal de Dados Abertos

Casoteca

Acervo virtual de casos de ensino com foco na administração pública.

GNOVA

gnova@enap.gov.br

Anual

Já disponível no Portal de Dados Abertos

Legislação da Enap

Lista as informações da legislação e dos atos normativos referentes à Enap.

GNOVA

gnova@enap.gov.br

Anual

Já disponível no Portal de Dados Abertos

Publicações Enap

Lista as informações das obras publicadas pela Enap

GNOVA

gnova@enap.gov.br

Anual

Já disponível no Portal de Dados Abertos

Acervo da Biblioteca

Lista as informações das obras que compõem o acervo da Biblioteca Graciliano Ramos.

GNOVA

gnova@enap.gov.br

Anual

Já disponível no Portal de Dados Abertos

Bolsistas

Dados acerca dos bolsistas selecionados pela Enap.

DAE

ddpro@enap.gov.br

Bimestral

Já disponível no Portal de Dados Abertos

Dados sobre cursos e participantes na plataforma da Escola Virtual de Governo (EV.G)

 Dados sobre cursos e participantes dos cursos ofertados na E.VG.

DDPRO

ddpro@enap.gov.br

Bimestral

Já disponível no Portal de Dados Abertos


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Bruna Silva dos Santos, Presidente(a) Substituto(a), em 08/04/2022, às 19:24, conforme horário oficial de Brasília e Resolução nº 9, de 04 de agosto de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.enap.gov.br/autenticidade, informando o código verificador 0558350 e o código CRC F4B9939E.




Notas de Rodapé


Referência: Processo nº 04600.000708/2021-95

SEI nº 0558350